-
Arquitetos: Architects Collective
- Área: 5900 m²
- Ano: 2015
Arquitetura Contemporânea
O Glanhof é um complexo de apartamentos em altura com 150 unidades no centro de Klagenfurt, Áustria. Se chama assim por sua localização junto ao Rio Glan e na disposição de três estruturas dos edifícios que rodeiam um pátio verde e ensolarado. Na primeira fase, uma grande estrutura foi construída ao longo da Rua Pischeldorfer, que pode ser acessada através de uma varanda de numa fachada única, com um ziguezague geométrico irregular que integra centenas de elementos fotovoltaicos. Os apartamentos subsidiados possuem de 50 a 75 m² e dispõem de até 15 m² de grandes varandas voltadas para o pátio. Parte do conceito de energia do projeto quase autossuficiente é o reservatório geotérmico de água salina que armazena o excesso de energia solar a partir da instalação fotovoltaica durante os meses ensolarados.
Geometria Solar
Os sistemas fotovoltaicos eram negligenciados e frequentemente podem ser encontrados escondidos nas coberturas, antes de se converterem numa parte integral da arquitetura. O desenho solar para o Glanhof 1 integra painéis fotovoltaicos na fachada de vidro ao longo da rua por ser uma maneira eficiente de gerar energia e uma alternativa de economia de recursos de fachada ao mesmo tempo - criando um benefício extra ao fazer do edifício praticamente autônomo em termos energéticos.
O edifício com 53 apartamentos parece flutuar na parte superior do térreo envidraçado que conta com áreas comuns, como uma cafeteria, um estacionamento de bicicletas; é um ponto de reunião de várias gerações. Ao mesmo tempo, esta área separa o pátio ajardinado do pátio de recreação ao longo da rua onde se encontra a entrada de pedestres e garagem no subsolo. A partir da rua e da garagem, os residentes caminham pelos quatro pavimentos de apartamentos sobre duas escadarias generosas em uma varanda de acesso.
Espaço de Encontro de Múltiplas Gerações
O residencial Glanhof 1 consiste de solteiros, idosos e famílias. O projeto cumpre com os requisitos dos idosos e ao mesmo tempo, une as pessoas mais jovens no complexo de apartamentos. Na primeira fase, 16 unidades com 50 m² foram construídas para a vida assistida e estão equipadas com um sistema de chamada de emergência 24 horas. Estão conectados por um sensor que permite o acesso de camas de hospital ao centro da terceira idade e sala de reuniões no térreo.
Quase energeticamente autônomo
Os módulos fotovoltaicos são parte do conceito global de energia do complexo de apartamentos. A maior parte da água quente e calefação é produzida por um sistema de painéis solares na cobertura, um sistema de bomba de calor e um reservatório térmico. Os elementos fotovoltaicos também estão conectados diretamente à bomba de calor, aumentando significativamente a eficiência global do sistema. O excesso de energia solar é armazenada em um depósito geotérmico de água salina durante os meses ensolarados. Esta energia é então liberada durante os meses frios e acoplada no sistema de bomba de calor para ser utilizada na calefação.